Quem foi o James Webb?

O James Edwin Webb, foi um militar, político e o segundo administrador da organização governamental “National Aeronautics and Space Administration - N.A.S.A” (Administração Nacional da Aeronáutica e o Espaço - em português) entre 1961 e 1968. Serviu o seu país entre 1930 até 1932 e novamente durante a segunda guerra mundial.

Após a segunda guerra mundial, o Webbs serviu como  assistente executivo para O. Max Gardner antes de ser nomeado como diretor do “Bureau of the Budget” no gabinete executivo do presidente. Foi o presidente Harry S. Truman (33º presidente, após o Franklin D. Roosevelt) que pediu ao James Webb para ser o administrador da NASA.  ao advogado e antigo A administração do Webbs sofreu de alguma turbulência, durante o termo dele ocorreu o desastre do Apollo 1.

Apollo 1 estava a correr testes de simulação na base de lançamento no “Kennedy Space Center” na Flórida, quando ocorreu um incêndio a bordo matando os três tripulantes da nave - Edward White, “Gus” Grissom e Roger Chaffe.

 

O James Webb faleceu no dia 27 de Março, 1992 e foi enterrado no “Arlington National Cemetery” em Washington D.C.

Devido ao serviço prestado ao seu país e em honra do seu nome a NASA decidiu nomear o seu novo telescópio espacial de “James Webb Space Telescope”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *