A guerra dos 335 anos

A guerra dos 335 anos é a guerra que perdurou durante mais tempo em toda a história do homem. A guerra foi travada entre os Países Baixos (Holanda) e as Ilhas Scilly (Ilhas sobre o domínio de Inglaterra).

A guerra dos 335 anos iniciou-se com a guerra civil de Inglaterra. Entre 1643 e 1651 Inglaterra encontrava-se num estado de guerra civil entre os partidários da coroa (“Cavaliers” - liderados pelo Carlos I de Inglaterra) e os partidários do parlamento (“Roundheads” - liderados por Oliver Cromwell).

 

Devido ao auxílio prestado pelos ingleses na “Guerra de 80 Anos”, que resultou no fim da soberania de Espanha sobre os países baixos, a Holanda encontrava-se aliada ao partido parlamentar.

No ano 1648 após uma série de derrotas os apoiantes da coroa tomaram as Ilhas Scilly tornando as ilhas num refúgio realista. Os holandeses viram isto como um hipótese de recuperar algumas das perdas que tinha sofrido lutando contra os realistas por parte do parlamento inglês.

O governo dos países baixos enviaram uma frota de 12 navios de guerra para as Ilhas Scilly para exigir reparações aos realistas e como não obtiveram resposta dos apoiantes da coroa, declararam guerra contra as Ilhas Scilly e os Cavaliers (1651).

Três meses depois da declaração de guerra as forças do Oliver Cromwell obrigaram a marinha realista a render-se e as Ilhas Scilly foram devolvidas ao controlo do parlamento.

A frota holandesa voltou para casa sem ter sofrido nenhuma baixa esquecendo-se de declarar paz sobre as Ilhas Scilly.

Passaram 335 anos e a declaração de guerra ficou esquecido nos confins de registos militares.

No ano 1985 o Roy Duncan, investigador de história e presidente do concelho das Ilhas Scilly, escreveu uma carta para a embaixada holandesa em Londres para informar que tinham descoberto que o mito dos dois partidos estarem em guerra era, efetivamente, verdadeiro. A carta também convidou o embaixador Jonkheer Rein Huydecoper a visitar as ilhas para assinar um tratado de paz. Assim, a paz foi oficialmente declarada no dia 17 de abril 1986, 335 anos após se ter iniciado a guerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *