Este é o animal mais mortífero no mundo inteiro!

 Embora que a maioria de pessoas tem medo de aranhas, cobras, e tubarões, a hipótese de algum destes animais ser a causa da sua morte é quase nula. O animal mais mortífero para os seres humanos é o mosquito.O mosquito é muito mais do que um simples inseto que nos chateia com o zumbido das suas asas e picadas que fazem comichão, causando mais de 1 milhão de mortes todos os anos.

Os mosquitos alimentam-se principalmente do néctar de plantas e nem todas as espécies tem capacidade de "sugar sangue". Nas espécies que se alimentam de sangue é apenas a fêmea que consegue, possuindo uma “boca” diferente ao do macho que permite a perfuração de pele.

A fêmea necessita de uma refeição de sangue para conseguir produzir ovos e também recorre a refeições de sangue quando não consegue encontrar outro alimento. No seu estado adulto o mosquito vive durante apenas 30 dias.

Como devem imaginar não é o mosquito que provoca a morte nos humanos mas sim as doenças transmitidas pela sua “picada”.

Estes “bichinhos” são portadores de uma vasta gama de doenças mortíferas que afetam humanos, cães, cavalos e outros animais. A lista dos doenças que são transmitidos a humanos através da picada incluem: malária, dengue, febre amarela.

A malária é a doença mais problemática para humanos, ocupando o primeiro lugar em termos de fatalidades por ano, sendo responsável por mais de 750,000 mortes. The World Health Organization estima que entre 300 milhões á 500 milhões de pessoas são infetados com a doença da malária todos os anos.

Embora que a maioria dos casos de morte (provocados por doenças transmitidas pela picada do mosquito) são concentrados sul do equador, a zona de risco aumenta todos os anos devido ao aquecimento global.

Com o aumento das temperaturas médias do ambiente, populações de mosquitos portadores de doenças alastram-se cada vez mais. Os danos causados por mosquitos são realmente devastadoras.

Curiosidade: Aqui seguem alguns dados relativos aos danos causados pelos mosquitos (fornecidos pelo The World Health Organization):

  • 1 milhão de pessoas morrem todos os anos devido a doenças que foram transmitidos pelos mosquitos.
  • Estima-se que entre 300 milhões á 500 milhões de pessoas são infetados com a doença da malária todos os anos. A malaria é a maior causa de morte de entre todas as doenças transmitidas pelos mosquitos (750,000 mortes por ano).
  • Doenças que são transmitidos por ação de mosquitos incluem: malária, chicungunha, parasita do coração do cão, dengue, febre amarela, vírus da encefalite equina do leste, encefalite de São Luís, encefalite La Crosse, vírus da encefalite equina do oeste, vírus do oeste do Nilo e Zika.
  • Estima-se que uma criança morre a cada 30 segundos devido a ação indireta do mosquito. (The World Health Organization).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *